top of page

Programação Neurolinguística (PNL), uma ferramenta fabulosa:

A PNL, Programação Neuro Linguística, mais precisamente a técnica da linha da vida, mudou a minha vida radicalmente! Por isso, fiquei tão fascinada com a transformação que experienciei na minha vida, que tive mesmo que ir estudar e certificar-me na PNL, para poder contribuir para a transformação de outras pessoas.

Por isso, partilho neste pequeno texto de uma forma simples o que é a PNL.

Programação - como sequenciamos as nossas ações para alcançar objetivos;

Neurologia – a mente e os pensamos;

Linguística – como usamos a linguagem e como esta nos afeta. É a tomada de consciência do funcionamento das estruturas da mente e de como podemos aprender a lidar com a mente.

A Programação Neurolinguística (PNL), é um conjunto de ferramentas muito práticas e pragmáticas, mas também é uma forma de pensar, de estar na vida, baseada na busca constante da simplicidade da melhoria contínua. É um caminho de autodesenvolvimento e de mudanças profundas, para nos prepararmos para poder ajudar as outras pessoas. Quando a PNL entrou na minha vida, foi quando fiz uma sessão de coach, no início de 2010, em que me foi aplicado um protocolo da PNL. Foi muito estranho no início, mas confiei e entreguei-me ao processo. Aquele dia abriu-me um novo ciclo de grande transformação pessoal, consegui resolver um problema emocional que me acompanhou toda a vida até aquele dia!

Fiquei tão fascina com tudo isto que além de fazer mais sessões de coaching, decidi ir estudar mais sobre estas áreas. Em 2011, fiz a certificação de business & life, na More Institut, com a Karina M. Kimming. E logo de seguida fui tirar o Practitioner PNL e Master PNL, na PNL Portugal com o José Figueira.

Foram uns anos de busca de conhecimento e de autoconhecimento, pois, quando fazemos estes cursos estamos literalmente a “deitar a casa abaixo”, a construir e a renovar-nos, de uma forma mais leve, pois, em todo o processo de aprendizagem vamos libertando o peso da nossa mochila da vida. Conseguir ter um entendimento de toda a nossa realidade e do nosso EU, muito mais ecológica.

Tudo isto levou a uma transformação profunda, pois, o processo é de dentro para fora. Resolvendo as nossas situações emocionais, medos, tristezas, inseguranças, …e a vida não é mais o que era, a forma como encaramos e lidamos com tudo muda para sempre!

Pois de facto as coisas têm a importância que nós queremos dar!

É um ganho incrível, que me ajudou a estruturar muitos conhecimentos e coisas que já fazia de uma forma inconsciente, além disso trouxe-me metodologias e ferramentas concretas. Trazer à luz da consciência e transformar as situações dentro de nós, conseguir “desmanchar” as situações de forma clara e estruturada para não nos enrolarmos emocionalmente e conseguirmos manter um posicionamento superior de observador. Posicionamento esse que nos permite manter o foco na resolução da situação de uma forma assertiva e tranquila.

Desde a nossa existência e ao longo da nossa infância, somos programados através da nossa educação, do que vemos, do que vivemos, com quem vivemos, que exemplos (padrões) temos.

A primeira vez que experienciamos as emoções, muitas vezes marca-nos de uma forma muito profunda e quando não é uma experiência positiva, acompanha-nos toda a vida, até ao momento que tomamos consciência. É quase como uma ferida por sarar, que em qualquer momento se ativa, com o roçar do “gatilho” que faz recordar o momento inicial. Sofremos naquele momento, mas a dor vem de trás.

A Programação Neurolinguística (PNL), é uma forma de conseguirmos estudar o nosso mundo interior e ter a oportunidade de “arrumar”, “limpar”, “curar”, a nossa jornada até agora. A nível emocional, como já referi, despejar a mochila da vida, para conseguirmos continuar a nossa jornada de uma forma leve, sem stress tóxico.


259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page